Saiba o que é a pegada de carbono e aprenda a calcular e neutralizar suas emissões.
A pegada de carbono calcula as emissões de gases de efeito estufa (GEE), principalmente de CO2 (dióxido de carbono), geradas diretamente e indiretamente por uma empresa, pessoa ou produto.
Há uma lista de coisas e ações diárias que determinam sua pegada de CO2 pessoal individual, e que deixam um rastro de gases que se acumula na atmosfera, aquece excessivamente o planeta e acelera as mudanças climáticas, conforme adverte a Organização das Nações Unidas (ONU) em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Identificar esta lista te ajuda a tomar decisões mais sustentáveis para reduzir suas emissões de carbono pessoal ou organizacional, por isso verifique o quanto suas atividades impactam no meio ambiente.
Nossa dica é: comece pela energia elétrica.
Desde ligar os eletrodomésticos pela manhã, carregar o celular ou até usar o elevador no trabalho, nossas ações cotidianas emitem mais gases do que podemos imaginar, por isso, ter consciência é essencial.
A The Nature Conservancy estima que cada habitante do planeta gera em média quase quatro toneladas anuais de CO2. A ONG ambiental indica que a pegada de carbono individual deve ser reduzida para menos de duas toneladas anuais até 2050. Os especialistas defendem que essa é a melhor forma de evitar que a temperatura continue subindo e atinja o limite previamente estimado de 2 ºC, o que agravaria as mudanças climáticas convertendo-as em um problema irreversível.
Calcule e neutralize suas emissões
Não é tão simples estimar exatamente qual o tamanho da pegada de carbono que cada um de nós gera. Porém, na internet existem ferramentas gratuitas que ajudam a mensurar isso, de forma aproximada. A calculadora de CO2 da Plante Árvore, considera alguns hábitos que prejudicam nosso planeta, tais como o consumo de energia elétrica e o modo de transporte habitual que usamos.
Quer calcular suas emissões? Clique no link https://plantearvore.com.br/calculadora-de-co2/
Calcular nossa pegada de carbono individual ou organizacional, é útil para identificar as áreas onde há mais emissões de GEE e neutralizá-las a partir de boas práticas de sustentabilidade, como:
- Reutilize embalagens e reduza a quantidade de resíduos;
- Adote o consumo consciente, adquirindo produtos locais, orgânicos e sustentáveis;
- Compre eletrodomésticos de baixo consumo;
- Desloque-se de forma mais sustentável, use o transporte público, carro elétrico, bicicleta ou ande a pé.
- Regule o aquecimento e o ar condicionado para economizar energia;
Use racionalmente os recursos naturais, como água e energia, dentre outras.
Em 2022, a CMT ENERGIA ajudou a reduzir 13.275 toneladas de CO2 através da venda de equipamentos para energia limpa, alinhado com o Objetivo 7 de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Isso só foi possível, pois nossos clientes estão priorizando o uso de energia renovável. A instalação de painéis solares em empresas, indústrias e residências pode contribuir para a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Isso ocorre porque, ao gerar eletricidade a partir de fontes renováveis, como a energia solar, é possível evitar a utilização de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, que são responsáveis por uma grande quantidade de emissões de CO2.
Além disso, a energia solar auxilia na descarbonização por não emitir nenhum gás poluente, oferecendo a melhora na qualidade do ar como um todo.
Utilizar painéis solares é uma atitude sustentável para reduzir a poluição do ar e o efeito estufa no Brasil e no mundo, além de contribuir para a segurança energética, também gera economia para sua empresa ou indústria, e ajuda a reduzir a volatilidade dos preços da energia.
Os próximos anos serão decisivos na luta contra as mudanças climáticas e nosso sucesso dependerá de nossa capacidade de reduzir a pegada de carbono. Por isso, seja você ou sua empresa, um agente de mudanças!
Quer saber mais sobre a instalação do sistema solar fotovoltaico e seus benefícios?
Clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas.